Mais do que um projeto audacioso, que envolve desde a criação, até a sua utilização, o Selo de Qualidade da SBC já é uma realidade.

O lançamento oficial do documento ocorrerá no dia 23 de novembro, durante o Curso Técnicas Modernas e Avanços em Cirurgia da Coluna 2017, em Ribeirão Preto.
Conforme explica, o vice-presidente e coordenador da Comissão de Honorários da SBC, Aluízio Arantes, haverá uma campanha institucional para promover e divulgar a importância do Selo de Qualidade tanto para os membros da Sociedade como para a sociedade em geral.
Uma das ações para gerar uma maior visibilidade do selo na população será a criação de um website que está sendo desenvolvido para abrigar todas as ações da Campanha, além de outros canais de informação para difundir o Selo SBC.
Outra informação importante é o fato de que o Selo foi confeccionado com tecnologia de ponta. Possui caracteres holográficos, entre outros símbolos, que impedem a execução de cópias.
O presidente Edson Pudles informa que serão distribuídos, inicialmente, 300 selos, exclusivamente para os membros quites com a anuidade e que estiverem participando das atividades do Curso de Ribeirão Preto, sob a coordenação do Dr.Helton Defino.
com a palavra
A SBC tem pautado o seu trabalho na qualidade dos serviços prestados no âmbito da cirurgia da coluna vertebral, atuando na área da educação continuada e promovendo diferentes ações envolvendo profissionais experientes e em treinamento que atuam em cirurgia da coluna.
Todo o esforço da SBC tem sido concentrado na qualidade do ensino e na prestação de serviços em cirurgia da coluna vertebral com um rígido e sério sistema de seleção dos seus membros.
A iniciativa do Selo deve ser apoiada e divulgada para a toda a sociedade científica ou não, e simboliza todo o esforço que tem sido realizado pelas diretorias e comissões da SBC, no sentido de elevar a qualidade da prestação de serviços de cirurgia da coluna vertebral.
Parabéns pela iniciativa do Selo de Qualidade e pelo trabalho realizado.
Helton Defino
Presidente da SBC – Gestão 2003-2004
Ao longo dos últimos anos, a SBC tem provado, cada vez mais, a representatividade de seus membros dentro e fora do Brasil, valorizando o médico que atua na área da coluna. Explico o porquê. Desde a candidatura do Carlos Henrique Ribeiro, há quatro anos, um dos pontos principais e prioritários da sua pauta tem sido a valorização do médico de coluna, da sua formação, que hoje é de dois anos, sendo necessário ainda ser aprovado na prova de ingresso para ser admitido como membro da Sociedade.
Estes critérios de inclusão são reconhecidos por outras especialidades e sociedades médicas. Durante o período da minha gestão houve um afastamento da SBOT e SBN e, sem contar com o apoio das duas Sociedades, não foi possível realizarmos projetos mais audaciosos, na época. A partir da gestão do Carlos Henrique e, nas gestões que o seguiram, ocorreu uma aproximação entre as três entidades. Hoje, SBC, SBN e SBOT, trabalham em parceria e unidas na defesa profissional dos ortopedistas e neurocirurgiões de coluna. E, as conquistas começaram a surgir para as três entidades em nível governamental e junto as empresas operadoras de saúde. O Selo de Qualidade da SBC é reflexo de um trabalho coletivo da SBC, idealizado pelo ex-presidente Carlos Henrique.
Luiz Eduardo Munhoz da Rocha
Presidente da SBC – Gestão 2011-2012