Evento de maior destaque no calendário da ortopedia e traumatologia do Brasil, o Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia contou com a participação ativa da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

O programa científico da coluna vertebral foi desenvolvido na dinâmica de aulas — discussões de casos clínicos – palestras, temas livres e conferências internacionais proferidas pelo Dr. Sigurd Berven, da Universidade da California São Francisco (USA).

A novidade da programação foi uma ação inédita com a parceria entre a SBC/SBOT com a AOSPINE. A instituição internacional de educação continuada de Coluna Vertebral patrocinou um cadáver lab experimental para a demonstração cirúrgica “Acesso ALIF5 S1 em decúbito lateral”, realizada pelo Dr. Cristiano Menezes.

O procedimento foi transmitido online para a plateia no Centro de Eventos do Ceará, que lotou a Sala 9 onde se desenvolveram as atividades da Coluna.

Na avaliação do vice-presidente da SBC e presidente do Comitê de Coluna da SBOT, Cristiano Menezes, o CBOT 2019 promoveu o encontro dos ortopedistas coluna com uma programação de alto nível. O destaque foi a presença do Dr. Sigurd Berven, nome referencial da SRS (Scoliosis Research Society) no tratamento em deformidades do adulto e da criança.

O cirurgião de coluna ortopédico proferiu quatro conferências: “O conceito do alinhamento sagital na deformidade do adulto”, “Deformidade do Adulto: via anterior? Posterior somente”? “Escoliose Idiopática: definindo níveis de tratamento” e “Reduzindo riscos e complicações em cirurgia de deformidade”.

Outro ponto importante, segundo Menezes, foi o fortalecimento do relacionamento da SBC com a SBOT para o desenvolvimento de ações conjuntas, especialmente, no âmbito da valorização profissional.

O CBOT 2019 aconteceu de 14 a 16 de novembro, em Fortaleza, sob a presidência do ortopedista de coluna e ex-presidente da SBC, Fernando Façanha Filho.

Confira abaixo algumas imagens do evento: