V Módulo reuniu um grande número de participantes em Belém do Pará.

Promovido pela SBC, com apoio da Comissão de Educação Continuada, Regionais e parcerias, o 4º Curso Teórico de Aperfeiçoamento em Cirurgia da Coluna Vertebral, foi um sucesso de realização.

Na edição 2018, o circuito itinerante visitou cinco capitais, com aulas presenciais e por meio da web, com transmissão online e sinal aberto para os sócios e médicos residentes.

O V Módulo foi realizado no dia 1º de novembro, em Belém do Pará, com discussões sobre o tema “Endoscopia de Coluna”, sob a coordenação dos ortopedistas de coluna Bruno Brasil ‘e Marcelo Brito.

Na opinião dos coordenadores, o V Módulo contribuiu para a atualização de temas de interesse da cirurgia da coluna, com foco nas discussões de casos e debate com os palestrantes. “Tivemos a participação de 80 colegas assistindo as aulas ministradas, sendo que sete eram do Amazonas”, fato que demonstra o alto nível do Curso.

Palestrantes do V Módulo João Bergamaschi, Bruno Brasil, Marcelo Brito e Marcus Serra proferiram aulas sobre endoscopia de coluna vertebral.

A programação científica contou com a participação do Dr. João Bergamaschi (SP), que ministrou as aulas de “Anatomia e indicações” e “Complicações da Cirurgia Endoscópica”.

As atividades do V Módulo tiveram seguimento com aulas do neurocirurgião Marcus Serra (SP), que abordou os tópicos “Acesso Interlaminar” e “Situação atual no cenário Nacional, do fisioterapeuta Thiago Araújo (PA), que discorreu sobre “Suporte fisioterapêutico”, além do anestesiologista Antônio Jorge (PA), que apresentou o tópico “Anestesia para a cirurgia endoscópica de coluna”.

O Dr. Bruno Brasil (PA) explanou sobre “Instrumentais e materiais” e o Dr. Marcelo Brito discorreu o tópico “Acesso Transforaminal”.